1º Domingo do Advento


A palavra Advento origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação.

Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo. A primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.

Um dos símbolos é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à vigilância.



Evangelho: Lc 21, 25-28.34-36

A leitura nos apresenta a figura do “Filho do Homem”, o título que, nos Evangelhos, Jesus mais usava para si mesmo, e que nós quase nunca usamos.

O Evangelho de hoje é uma leitura apocalíptica, onde qualquer interpretação que cause "medo" está necessariamente errada. A função do texto apocalíptico é de animar e dar coragem aos oprimidos e sofredores.

Por isso, o ponto central do Evangelho de hoje é uma mensagem de ânimo, coragem e fé: “Quando começarem a acontecer essas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação”.

Mesmo assim, devemos ficar atentos, para que "os corações não se tornem pesados com o excesso de comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não 'nos' apanhe de improviso".

O Advento é o tempo que nos dedicamos mais à oração, para renovarmos nossas forças e para não cairmos nas ciladas do "inimigo". Esse é o tempo oportuno para examinarmos a nossa vida para descobrir se estamos realmente atentos, para não perdermos as manifestações da presença de Jesus no meio de nós.

#Advento #Natal #SãoLucas #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
1º Domingo do Advento 1º Domingo do Advento Reviewed by #BrunoRodrigues on 14:52 Rating: 5

Nenhum comentário

Custom content