Quem é o Meu Próximo ? ¿ ?

À Luz da Razão, o meu próximo são homens, homens iguais a mim, inferiores a mim, desiguais entre si.
1° - O meu próximo são homens com quem tenho de viver: Tenho atenções com eles para que eles as tenham comigo, respeito-os para que eles me respeitem, suporto as suas faltas para que eles suportem as minhas, ajudo-os para que eles me ajudem. Há aqui uma solidariedade, uma harmonia puramente natural e habilmente mantida.
2° - O meu próximo são homens iguais a mim: Perante eles é justo que eu me mantenha no meu lugar, que defenda os meus direitos e exija o que me é devido; por mim, também lhes não regateio o que lhes pertence.
3° - O meu próximo são homens inferiores a mim: Aprecio-os relativamente à minha pessoa e às minhas funções. Considero-os inferiores a mim, portanto, devo sacrificá-los a mim em vez de me sacrificar por eles. Há aqui amor próprio, puro egoísmo - razão de todas as ofensas para com o próximo.
4° - O meu próximo são homens desiguais entre si: São homens desiguais no espírito, no caráter, naturezas simpáticas ou antipáticas à minha. Em virtude disto tenho preferências: escolho, atraio, repito; tenho, pois, amigos, indiferentes e adversários, e, talvez possa dizer, inimigos.
À Luz da Fé, de uma fé viva, atual, presente, vejo o meu próximo de uma maneira muito diferente: O meu próximo são todos os homens:
1° - Meus irmãos em Jesus Cristo: Foi este irmão mais velho que nos adquiriu o título e a qualidade real de filhos de Deus para conosco, diz São João, somos chamados e somos realmente filhos de Deus.
2° - Jesus Cristo em pessoa: Sim, todos os cristãos, sem distinção, são realmente e praticamente Jesus Cristo em pessoa. Isto não é uma piedosa crença, é uma verdade pura, escrita pela mão divina. Tudo o que fizestes a um dos meus irmãos mais humilde a mim o fizestes. O que não fizestes a um dos mais pequenos, foi o mesmo que recusá-lo a mim.
#DeusEhMaior #Formação #BrunoRodrigues
Quem é o Meu Próximo ? ¿ ?
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
23:45
Rating:

Nenhum comentário