Tempo do Advento
A palavra Advento origina-se do verbo latino "advenire", que quer dizer "chegar". Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação.
Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.
Advento:
Tempo do Deus da Libertação: A liturgia do Advento por meio do profeta Isaías nos apresenta um Deus que aterra os vales, aplaina as montanhas, faz com que o deserto floresça e coloca juntos o leão e o cordeiro. É o Deus do impossível, que vem para proteger os pobres e dissipar as trevas por meio da sua Luz. (cf. Is 9, 1-6; 40, 1-30; 45, 7-8)
Tempo de Expectativa Vigilante e Alegre: Em toda a liturgia do Advento ressoam as promessas de Deus que foram cumpridas em Jesus Cristo. Porém, no fim dos tempos, irá se realizar em definitivo as “promessas de Deus” e aparecerá o objeto de todas essas promessas, isto é, o próprio Deus, visto e contemplado em toda sua graça. É a expectativa jubilosa gerada no Advento e que nos conduz a um estado de vigilância e de preparação para esse grande momento.
Tempo de Esperança: São Paulo nos mostra que o Deus da revelação de Jesus Cristo é o “Deus da esperança”(Rm 15,13). Por isso toda a Igreja vive dessa grande esperança, e nela nos mergulha no Advento. O povo de Israel esperou o cumprimento das promessas de Deus e a Igreja vive delas. A esperança da Igreja é a mesma do povo de Israel, mas já realizada em Cristo. A Igreja vive, na esperança, a sua existência como graça de Cristo para todos os homens. E pelo mistério do Advento, essa mesma Igreja é chamada a tornar-se sinal concreto de libertação integral do homem.
Tempo de Conversão: A experiência nos mostra que não existe possibilidade de esperança e de alegria sem retornar ao Senhor de todo o coração, na expectativa da sua volta. Para isso, precisamos converter os nossos corações ao Senhor com a real disposição de deixar o que é velho em nós e assumirmos o novo em nossas vidas.
Paz e Bem !
#Advento #Natal #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
#Advento #Natal #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
Tempo do Advento
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
21:16
Rating:

Nenhum comentário