Corpus Christi


A devoção ao Santíssimo Sacramento nasceu por volta do ano 1200. Mais tarde "surgiu" a Missa de Corpus Christi, cuja celebração se tornou obrigatória por "ordem" do Papa Urbano 4° (1264). Por volta de 1320, o Papa João 22 propôs a Procissão do Santíssimo pelas ruas.

A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é o momento propício para recordar a última ceia de Jesus com seus discípulos. Jesus, nessa ceia, deixou-nos como testamento o dom da entrega de sua vida nos sinais do pão e do vinho. Ele doa a si mesmo, sua própria pessoa, como alimento que fortalece a vida e a caminhada do povo.

Além desse corpo, presença de Cristo, há outros corpos que representam a presença D'Ele: o corpo de cada irmão e irmã que partilham da mesma ceia e da mesma fé. Desrespeitar o corpo do ser humano, imagem de Deus, é agredir o próprio Corpo de Cristo. O Cristo que comemos e bebemos na Eucaristia é o mesmo que está presente na pessoa do outro. Isso implica dedicar também respeito e cuidado ao corpo de qualquer ser humano.

O Corpo e Sangue de Cristo é o alimento que nos sustenta na Vida Cristã. Se temos necessidade desse alimento, devemos lembrar que o ser humano necessita também do alimento que sustenta a vida biológica. Sem comida, não há vida. Portanto, respeitar o corpo do outro é desejar-lhe comida necessária.

A mesa da Eucaristia não deve ser para uma ou poucas pessoas, ela deve ser lugar para todos. O pão sobre a mesa é para ser partido e partilhado com todos os irmãos.

Paz e Bem ! ! !

#CorpusChristi #Eucaristia #BrunoRodrigues #DeusEhMaior #RCC
Corpus Christi Corpus Christi Reviewed by #BrunoRodrigues on 11:18 Rating: 5

Nenhum comentário

Custom content