Nossa Senhora da Candelária
A Santa Igreja Católica celebra hoje, 2 de fevereiro, a festa da Apresentação de Jesus no templo de Jerusalém. Deus prescreveu, no Antigo Testamento, que todo primogênito masculino fosse consagrado ao Senhor. Esse menino pertencia a Deus e deveria ser tratado e educado de forma especial. Ele tinha, na família, o direito da primogenitura.
Quando Maria e José realizaram a cerimônia, surgiu Simeão, um profeta que, inspirado pelo Espírito Santo, profetizou: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel” (Lc 2, 29-32).
Simeão profetizou que Jesus seria a luz para iluminar as nações com sua vida, com seu evangelho, com sua paixão, morte e ressurreição. Depois, Jesus mesmo disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas” (Jo 8,12). Trevas do paganismo, da ignorância, do pecado. Jesus trouxe à luz o conhecimento, a verdade sobre Deus; trouxe o sentido da vida humana, seu destino eterno. Jesus, no evangelho, trouxe o conhecimento de como devemos viver para alcançarmos a vida eterna.
Baseada na verdade de que Jesus é a luz que ilumina todas as coisas, a Igreja introduziu, na sua liturgia, neste dia 2, a bênção e a procissão das velas. A vela é feita para iluminar e passou a simbolizar a fé. Colocadas acesas nos altares simbolizam a fé com a qual se celebra a Santa Missa e os sacramentos. A vela acesa diante de uma imagem significa a fé que depositamos naquele Santo ou Santa.
A Igreja também introduziu, neste dia, a festa de Nossa Senhora da Candelária, ou das Candeias, ou da Luz, ou dos Navegantes. Nossa Senhora nos deu Jesus, luz do mundo e nossa luz.
Nossa Senhora da Candelária, rogai por nós.
#SantoDoDia #Candelária #Velas #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
Nossa Senhora da Candelária
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
00:02
Rating:

Nenhum comentário