Dom Paulo Evaristo Arns Morre aos 95 anos


Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, morreu nesta quarta-feira (14/12), aos 95 anos. Conhecido pela postura fraterna, por sua defesa dos direitos humanos e pela resistência à ditadura militar, o cardeal — que dedicou 71 anos ao sacerdócio e 76 à vida franciscana — estava internado desde 28 de novembro, com broncopneumonia, na capital paulista.

Catarinense de Forquilhinha, quinto da prole de 13 filhos de um casal de descendentes de alemães, dom Paulo fez parte de um clã de benfeitores dedicados à infância e à juventude brasileiras. Sua irmã mais ilustre, a pediatra Zilda Arns Neumann, fundou a Pastoral da Criança, com a colaboração do religioso.

Dedicado à defesa de pobres, perseguidos e injustiçados na maior parte das suas nove décadas e meia de vida, o arcebispo comprou brigas com poderosos dentro e fora da Igreja.

Na luta contra os desatinos da ditadura militar no Brasil, dom Paulo levou generais à loucura visitando prisões, denunciando casos de tortura e se empenhando pessoalmente contra a censura. Em 5 de maio de 1971, revoltado com o que ocorria nos porões do país, o cardeal foi a Brasília para fazer um pedido formal ao presidente da República em nome dos bispos de São Paulo.

Em 1992, em função de um acidente de carro na República Dominicana, dom Paulo sofreu uma fissura no crânio, teve de reduzir o ritmo de trabalho e se submeter a tratamento especial para evitar a perda da memória. Formado em Filosofia e Teologia, era doutor em Letras pela Universidade Sorbonne, na França. Sempre esteve lúcido o bastante para escrever dezenas de livros, entre eles, a sua autobiografia (Da Esperança à Utopia — Testemunho de uma Vida), lançada em setembro de 2001, quando completou 80 anos, revelando bastidores de suas atribuladas relações com o Vaticano e com os militares.

Uma de suas últimas aparições públicas foi em outubro, durante homenagem por seus 95 anos, completados no mês anterior. Fragilizado pela idade, dom Paulo falava pausadamente diante de um auditório repleto de militantes de movimentos sociais, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Pastoral do Povo de Rua. O cardeal não tocou no atual momento da política brasileira em sua fala:

— O discurso já está preparado, é uma palavra só, porque o povo está cansado: Obrigado.

#DomPauloEvaristoArns #ZildaArns #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
Dom Paulo Evaristo Arns Morre aos 95 anos Dom Paulo Evaristo Arns Morre aos 95 anos Reviewed by #BrunoRodrigues on 00:16 Rating: 5

Nenhum comentário

Custom content