Comenda Dom Hélder Câmara de Direitos Humanos
Criada em 2010, a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara homenageia anualmente nomes com atuação relevante na defesa dos direitos humanos no país. Nesta edição, cinco pessoas foram lembradas - uma delas in memoriam.
Os agraciados são escolhidos por conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com participação no Senado. O vice-presidente do conselho, senador Paulo Paim (PT-RS), presidiu a sessão de solene, nesta terça-feira (06/12). O evento marcou também o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que será celebrado dia 10 de dezembro.
Homenageados:
Este ano, foram premiados a fisioterapeuta Cristina Lopes Afonso, destaque em tratamento de pessoas com queimadura (GO); o advogado Omar Ferri, defensor de presos políticos durante a ditadura (RS); o padre Airton Freire de Lima, líder das obras sociais da Fundação Terra (PE); a advogada Maria Eunice Paiva (SP), viúva do deputado Rubens Paiva, assassinado em 1971 pela ditadura militar; e, in memorian, Luciana Lealdina de Araújo, mãe preta que liderou atividades sociais e de educação (RS).
A única ausência foi de Maria Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, destacou-se pela luta por justiça, em plena ditadura (ela não enviou representante ao evento no Senado).
Dom Hélder:
O Bispo Católico cearense Dom Hélder Câmara (1909-1999) foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ficou conhecido pela sua defesa dos direitos humanos durante o regime militar (1964-1985). Único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz, ele faleceu em agosto de 1999, aos 90 anos.
#DomHélderCâmara #DireitosHumanos #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
Comenda Dom Hélder Câmara de Direitos Humanos
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
06:03
Rating:
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
06:03
Rating:


Nenhum comentário