Festa da Divina Misericórdia
A devoção à Divina Misericórdia, de acordo com as revelações de Nosso Senhor Jesus Cristo a Santa Faustina Kowalska, é um grande dom concedido à Igreja Católica no terceiro milênio. Essa expressão de piedade foi de tal modo reconhecida e aprovada pela Igreja que, em 2000, o Papa São João Paulo II — conterrâneo de Santa Faustina — instituiu para a Igreja universal a festa da Divina Misericórdia, a ser celebrada todos os anos, na Oitava da Páscoa.
Mas por que instituir essa festa justamente no segundo domingo do Tempo Pascal?
Além do pedido expresso de Jesus Misericordioso (Diário de Santa Faustina, n. 49: "Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia [...] no primeiro domingo depois da Páscoa"), uma das razões pode ser encontrada no fato de que, nesse dia, a liturgia católica relembra com particular intensidade dois grandes instrumentos da divina misericórdia para a salvação humana: os sacramentos do Batismo e da Penitência.
Esses dois sacramentos são chamados também de "sacramentos de mortos", porque foram "instituídos principalmente para restituir a vida da graça às almas mortas pelo pecado": o Batismo, como a porta pela qual todos temos de passar; e a Confissão, como uma "segunda tábua de salvação", pois é por ela que são restituídos à graça os que voltaram a cair depois de terem sido batizados.
Também neste domingo, o Evangelho proclama a instituição do sacramento da Penitência, quando Nosso Senhor Ressuscitado se põe no meio dos discípulos e, soprando sobre eles, diz: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos." (Jo 20, 22-23)
"O primeiro remédio para os que atravessamos os mares é nos conservarmos num navio em bom estado; o segundo, se ele naufraga, apegarmo-nos a uma tábua. Do mesmo modo, o primeiro remédio no mar desta vida é conservarmos a nossa integridade; o segundo, recuperarmos essa integridade pela penitência, se a perdemos pelo pecado." (Santo Tomás de Aquino, S. Th. III, q. 84, a. 6)
#BrunoRodrigues #DeusEhMaior #DivinaMisericórdia
#SantaFaustina #JoãoPauloII #SantoTomásDeAquino #Devoção
Festa da Divina Misericórdia
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
11:48
Rating:
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
11:48
Rating:


Nenhum comentário