Solenidade de Todos os Santos


Hoje, a Santa Igreja não celebra a santidade de um cristão, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, que a vocação universal de todos, que é a santidade - e consequente felicidade eterna.

Ocorre que, por muito tempo acreditou-se, dentro e fora da Igreja, que o caminho da santidade era somente para algumas almas determinada e previamente escolhidas. O Concílio Vaticano II, porém, refutou essa linha de pensamento, declarando a "vocação universal à santidade". Com essa expressão, os padres conciliares quiseram lembrar que todos são chamados à perfeição cristã, como pedira Nosso Senhor Jesus Cristo: "Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito" (Cf. Mt 5, 48).

É um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo "escurecido" pelo pecado, brilham no Céu - com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo - uma “constelação”, como nos relata São João: “Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap 7,9).

Assim, celebramos a memória daqueles que, voltados inteiramente para o Senhor, deixaram família, bens e pertences para unir-se intimamente com o Pai Celeste. É uma forma de recordar na memória do fiel que, sim, a santidade é possível e permanece sempre nova, sempre atual. Operando na caridade e na graça de Deus, cada cristão pode fazer de sua vida uma "auto-estrada" para o céu.

Neste dia a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: “O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos. A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada” (CIC 2028).


Todos os Santos de Deus, Rogai por Nós!

#TodosOsSantos #CIC #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
Solenidade de Todos os Santos Solenidade de Todos os Santos Reviewed by #BrunoRodrigues on 05:25 Rating: 5

Nenhum comentário

Custom content