Comemoração dos Fiéis Defuntos
Hoje não é dia de tristezas e sim de transformar nossas saudades, e até as lágrimas, em forças de intercessão pela memória de todos fiéis defuntos, pelos quais devemos fazer especial obra de caridade.
O convite à oração feito pela Igreja fundamenta-se na “comunhão dos santos”, onde pela solidariedade espiritual dos que estão inseridos no Corpo Místico, pelo Sacramento do Batismo, são oferecidas preces e Missas pelas almas do Purgatório.
A Palavra do Senhor confirma esta Tradição pois “santo e piedoso o seu pensamento; e foi essa a razão por que mandou que se celebrasse pelos mortos um sacrifício expiatório, para que fossem absolvidos de seu pecado” (2 Mc 2, 45).
Assim, surge uma questão que carrega uma verdade fundamental para a nossa fé: Por que rezamos pelos que já morreram? Porque "os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu" (CIC 1030).
Portanto, a alma que morreu na graça e na amizade de Deus, porém necessitando de purificação, assemelha-se a um aventureiro caminhando num deserto sob um sol escaldante, onde o calor é sufocante, com pouca água; porém enxerga para além do deserto, a montanha onde se encontra o tesouro, a montanha onde sopram brisas frescas e onde poderá descansar eternamente; ou seja, “o Céu não tem portas”, mas sim uma providencial ‘ante-sala’. (Santa Catarina de Gênova).
Façamos, por isso, não somente neste dia, a caridade de oferecer nossas orações, penitências e obras de misericórdia em sufrágio por nossos irmãos fiéis defuntos.
“Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa infinita misericórdia! Amém!”
#FiéisDefuntos #Finados #DeusEhMaior #BrunoRodrigues
Comemoração dos Fiéis Defuntos
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
06:55
Rating:
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
06:55
Rating:


Nenhum comentário